Lei Simplificada

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Sobras de alimentos dos restaurantes


         
         Um leitor nos envia a seguinte pergunta: "na minha cidade há muitos restaurantes e todos os dias sobra comida, que é jogada no lixo". "Por que os proprietários desses estabelecimentos não doam esses alimentos para alguém - moradores de rua, instituições de caridade"?

            A resposta para isso é a seguinte: uma vez que o restaurante fornece a comida - de graça ou de forma paga - ele assume a responsabilidade por eventuais danos que esses alimentos causarem em quem quer que os consuma. Assim, se alguém passar mal após a ingestão dos alimentos, o proprietário do estabelecimento poderá ter que indenizar os gastos com hospital, exames e remédios, além dos lucros cessantes - se a pessoa parar de trabalhar por conta da enfermidade - e até mesmo dano moral. Isso sem falar na possibilidade de o fato ir parar na imprensa e acabar com a reputação do restaurante.

           Enfim, o risco é grande demais, e, por conta disso, a maioria dos restaurantes simplesmente põe as sobras no lixo, o que é lamentável, tendo em vista a escassez de comida que ocorre em diversas partes do território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário