Lei Simplificada

sábado, 2 de agosto de 2014

A Máfia do DPVAT



         
         Existem no Brasil muitos escritórios especializados em encaminhar pedidos de indenização ao DPVAT. Eles representam, mediante procuração, pessoas que tiveram ferimentos em decorrência de acidentes de trânsito, e, por conta disso, tiveram despesas em hospitais. O trabalho deles é reunir a documentação relativa ao sinistro e às despesas e encaminhar o pedido de reembolso junto a uma seguradora. 

            Em que pese o fato de que a maioria desses escritórios não exerce atividade criminosa, há alguns que são verdadeiras quadrilhas. Há relatos de acidentes de trânsito que teriam sido provocados propositalmente nas principais avenidas das grandes cidades, causando colisão entre dezenas de veículos e levando pessoas a ter ferimentos graves. Então, no meio dos carros danificados, surgem "por coincidência" pessoas com procurações e canetas captando clientes. Na maioria desses casos, a vítima recebe pouco ou nenhum dinheiro da indenização. 

             Esses escritórios - que os funcionários das seguradoras já apelidaram de abutres - têm advogados em seus quadros que vão até as últimas consequências para receber as indenizações (incluindo ameaças e agressões físicas), e contam com a cumplicidade de funcionários de seguradoras, socorristas, médicos e funcionários de hospitais. Superfaturar as despesas e falsificar os prontuários, declarando a realização de procedimentos que não foram efetuados é ocorrência corriqueira. 

             E o que o cidadão comum pode fazer a respeito? Bem, na hipótese de se envolver em um acidente de trânsito, não se deve assinar de imediato nenhuma procuração a quem quer que seja. Se após a internação a pessoa tiver tido despesas e quiser o reembolso das mesmas, então pode procurar uma seguradora e encaminhar os documentos requeridos sem ter que usar intermediários e pagar comissão.

              Se você gostou deste post, deixe o seu comentário. 

Mais detalhes sobre o DPVAT em: http://www.denatran.gov.br/dpvat.htm

2 comentários:

  1. Realmente isto é desonesto, e o que cobram de seguro obrigatório das motocicletas é o que??????

    ResponderExcluir
  2. Ademar Claro Fernandes, realmente o valor que se cobra a título de DPVAT das motocicletas é alto. No tocante a esse aspecto talvez a única coisa que nós cidadãos comuns podemos fazer é eleger melhor os nossos representantes.

    ResponderExcluir